segunda-feira, 28 de julho de 2014

RESUMO DE ATIVIDADES PERÍODO 2013.2

GRUPO SAÚDE NA COMUNIDADE

Integrantes: Bruno, Elina, Larissa e Paloma.

Data: 13/11/2014
Local: Comunidade Boa Esperança
Nome da atividade: Divulgação do Grupo Operativo Saúde na Comunidade
Descrição da atividade: Para iniciar as atividades na comunidade, decidiram investir em uma divulgação, simples, porém que chegasse a grande parte da comunidade, para que conhecessem os novos integrantes do grupo, e as proposta para o novo semestre. Houve a entrega de convites em forma de panfletos explicando os dias que aconteceriam os encontros, o horário, local, e o objetivo do grupo. Portanto, a atividade não foi desenvolvida em um local fixo, foram divididos grupos que saíram pelas ruas com intuito de informar e atrair as senhoras que já faziam parte do grupo anteriormente e conquistar outras mais, para enriquecer os momentos.
                                                   
Data: 27/11/2014
Local: Casa de Dôra na comunidade Boa Esperança
Nome da atividade: Discussão sobre os temas a serem abordados (problematização da rotina)
Descrição da atividade: Planejaram uma reunião para discutir sobre os temas que poderiam ser trabalhados no grupo operativo, a partir de um diálogo com a comunidade, buscaram colocar em pauta os pontos que mais interessavam aos participantes para que pudessem planejar os próximos encontros. Foram discutidos: direito em saúde, produção de renda, plantas medicinais. Devido ao interesse em plantas medicinais (fitoterápicos), houve um acordo com a comunidade para contemplar o tema durante o semestre e valorizar os espaços para essa troca que é fundamental, os extensionistas tiveram muito a aprender.

Data:11/12/2013
Local: Comunidade Boa Esperança – Casa de Dôra
Nome da atividade: Plantas Medicinais (Importância e uso das plantas como medicamentos)
Descrição da atividade: A equipe Saúde na Comunidade realiza uma atividade na Comunidade Boa Esperança, onde esta atividade aborda a importância e uso das plantas como medicamentos na vida das residentes, onde foram relatados diversos casos de suas vidas, de suma importância para crescimento pessoal e profissional de ambas as partes.

Data: 12/02/2014
Local: CCM - UFPB
Nome da atividade: Planejamento (vivência)
Descrição da atividade: Houve uma reunião de planejamento interno do grupo Saúde com intuito de articular sobre uma possível vivência para finalizar o semestre. Ao discutir, decidiram que a vivência poderia ocorrer na bica, onde poderiam se juntar com o Grupo Terapia Comunitária para desenvolver momentos agradáveis, e um lanche coletivo baseado em uma alimentação saudável. Foram determinados objetivos como: conseguir o transporte na universidade, informar as senhoras da comunidade sobre a vivência e convidá-las, onde pensaram em desenvolver na Bica momentos voltados aos fitoterápicos que foi nosso tema principal durante todo o semestre, mas também priorizar momentos de reflexão e espiritualidade.

Data: 26/02/2014
Local: Comunidade Boa Esperança – Casa de Dôra
Nome da atividade: Fitoterápicos
Descrição da atividade: Começaram a Atividade com uma dinâmica inicial com as pessoas que estavam presentes, onde falaram um pouco sobre o que tinha ocorrido no período em que o grupo não esteve com elas e as festividades de fim de ano de cada um, posteriormente, continuaram o assunto que foi abordando já em reuniões anteriores, que foi sobre os fitoterápicos, deram um enfoque aos chás que serviriam para pessoas que tivessem pressão alta, diabetes e outros tipos, como o para emagrecer, muitas das mulheres que estavam na atividade, ficaram curiosas em saber desses tipos de chás, e ainda pediram para a próxima reunião que levassem mais coisas a respeito e a discussão foi muito enriquecedora, entregaram também um folder com alguns tipos de chás e para que são indicados e falaram também da importância do cuidado na quantidade ingerida desse tipo de bebida, no fim teve um lanche coletivo.

Data: 13/03/2014
Local: -----
Nome da atividade: Vivência não realizada*

Descrição da atividade: Não conseguimos realizar a vivência ao Parque Arruda Câmara, por algumas dificuldades na articulação do próprio grupo, e com o setor responsável por liberar o ônibus. Como não tínhamos algo concreto até o dia, finalizamos na semana anterior uma confraternização com a comunidade com muita informação, mística, e um lanche levado por nós que fazemos parte do grupo. Levamos como lição que nem sempre conseguiremos desenvolver nossas atividades, porém estamos aqui para tentar com toda garra, como enfrentamos todo o semestre desenvolvendo as atividades que planejamos sem muitas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário