06 de jul de 2020
A atividade ocorreu por meio de uma videoconferência, no dia 06/07/2020, com duração de aproximadamente 1 hora e meia, contando com a presença de 11 participantes.
A atividade começou com exercícios respiratórios e alongamentos que normalmente são realizados, como inspiração profunda e expiração, inspiração em dois tempos e expiração, inspiração em 3 tempos e expiração, inspiração profunda e sustentada por 3 segundos e expiração, inspiração e expiração profunda. Em seguida, o momento foi direcionado para a dinâmica das músicas, no qual cada participante trouxe uma música e todos os integrantes partilharam os sentimentos sobre tal. As músicas apresentadas foram:
Minha Mãe – Flávio José
Piloto Automático – Supercombo
Epitáfio – Titãs
Fantasia Real – Biafra
Paciência – Lenine
Pro dia que chega – Roberta Campos
Onde estará o meu amor? – Maria Bethânia
O velho e o moço – Los Hermanos
O que você vê – Karla.
Durante a conversa foram bordados diferentes assuntos, sobre a primeira música foram atribuídos sentimentos de saudades, de ninho vazio, de laços que foram rompidos, mas também de liberdade e independência. Na segunda e na terceira músicas foi reforçado o entendimento de não levar a vida no automático, valorizar as coisas pequenas, o sentido de viver o hoje, o agora. A quarta música nos levou sobre a importância da imaginação, da fantasia para a vida real. A quinta música nos conduziu ao sentimento paciência que é necessário principalmente nesse contexto de pandemia que estamos vivendo. A sétima música trouxe sentimento de carinho, superação e amor, já a oitava música traz o conflito e a interação entre o novo e o velho. A sexta e a nona músicas trouxeram a ideia de transformação, de constante mudança, da transitoriedade da vida.
Esses foram alguns dos aspectos que foram abordados sobre as músicas. Ao final foi ressaltada a importância da musicoterapia, de como as músicas interferem nas nossas emoções de forma positiva ou negativa, sendo as músicas orgânicas aquelas que são capazes de gerar tranquilidade, relaxamento, calma.
PARCEIROS: UFPB e USF-Vila Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário