quinta-feira, 8 de outubro de 2020

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19


Oi pessoal, o PINAB teve mais duas novas pesquisas científicas aprovadas pelo PIBIC que irão abordar os impactos socioeconômicos e as ações comunitárias nos territórios da Atenção Primária à Saúde (APS) de João Pessoa para o enfrentamento da pandemia da COVID-19.

Com a situação de pandemia causada pela COVID-19 decretada pela Organização Mundial de saúde desde março de 2020, as discussões sobre as formas de organização das práticas de saúde envolvendo as áreas científica, política e econômica têm se intensificado. Nesse contexto, a APS se reafirma como principal meio de expansão do acesso e da garantia do direito à saúde de seus usuários com suspeita de COVID-19, no qual as práticas de saúde deveriam ser orientadas pelas necessidades loco-regionais e pelos determinantes sociais em saúde, que impactam nesse complexo saúde-doença-cuidado, tanto no campo individual, familiar e comunitário. E esse é o foco das duas pesquisas do PINAB.

Para isso, os dois estudos terão seus percursos investigativos desenhados como pesquisa de campo a ser realizada em 05 unidades básicas de saúde (UBS) da rede municipal de saúde da cidade de João Pessoa, sendo de natureza descritiva do seu fenômeno investigativo e com abordagem qualitativa dos dados. Serão realizadas entrevistas com um roteiro-base com 40 (quarenta) sujeitos envolvidos com as práticas de cuidado no combate a COVID-19 no território da APS da rede municipal de saúde de João Pessoa.

E-mail para contato: pibic.aps.covid@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário