No encontro, houve o acolhimento as participantes que foram chegando e posteriormente foi realizado um exercício respiratório que consiste em inicialmente puxar o ar e soltar, depois puxar o ar dividindo a inspiração em dois momentos e soltar, puxar o ar dividindo a inspiração em três momentos e soltar, e por fim inspirar profundamente e soprar como se estivesse apagando uma vela que está distante.
Após esse exercício as participantes trouxeram de forma orgânica temáticas relacionadas a preocupações quanto ao envelhecimento, saúde no ambiente familiar e relatos sobre depressão. A partir disso surgiram diversas falas quanto os sentimentos da pessoa que está com depressão e o manejo de palavras e ações para não deixar as coisas ainda mais pesadas para essa pessoa. Por meio das falas dos participantes, foram trazidas reflexões a respeito do que a pessoa que está com depressão sente, a ansiedade sobre o futuro, a necessidade de controle e a importância de se estar no presente.
Essa experiência de terapia comunitária em modalidade adaptada ao EAD foi enriquecedora ao exercitar a compreensão que a autonomia do cuidado e o compartilhamento de saberes constroem compreensões significativas no processo de cuidado individual e de grupos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário