O III Curso de Formação "Participação, Educação Popular e Promoção da Saúde" promovido pelo Programa de Extensão PINAB (Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) trata-se da continuidade de dois processos formativos realizados com sucesso em semestres anteriores. Teve como principal objetivo dialogar sobre o fazer saúde, tanto contribuindo com o processo de enfrentamento à pandemia do Covid-19, como também para fortalecer espaços de formação crítica e política dos atores sociais envolvidos com a promoção da saúde. Além de, através da Educação Popular, potencializar a valorização do SUS, da emancipação e da humanização nas práticas de saúde comprometidas com a justiça social e com os grupos socialmente excluídos.
Foi organizado para ocorrer nas Terças-feiras à noite, das 19h às 21h, e teve início no dia 24/08/2021. Todos os encontros ocorreram pela plataforma online Google Meet, com um total de 12 (doze) aulas, cada uma com 2 horas/aula, totalizando 26 horas de momentos síncronos e em cada um deles um tema específico era discutido. Ainda, havia uma carga-horária assíncrona de estudos à distância com leitura de textos previamente disponibilizados de acordo com o tema a ser abordado na semana, correspondendo a 3 horas/aula. Totalizando um total de 29 horas de Curso.Teve como público-participante estudantes e trabalhadores da área da saúde, ativistas de movimentos sociais e protagonistas de práticas em comunidades de várias regiões do Brasil, de aproximadamente 23 estados diferentes.
Cada momento educativo, iniciava-se com um acolhimento, no qual algum participante do curso trazia uma mística, uma poesia ou um texto para que, assim, eles se tornassem protagonistas também nesse espaço, além de estimular a participação deles desde o primeiro momento. Em seguida, a mediadora realizava a apresentação geral do(a) convidado(a) e logo após sua apresentação, o convidado dava início a sua fala.
Os educandos tiveram oportunidade de expor suas considerações, reflexões, curiosidades, críticas e percepções a respeito da Participação, da Educação Popular e da Promoção da Saúde. Em cada aula, uma apresentação por parte de um dialogista, que era convidado pelo coordenador da extensão, com abordagem e desenvolvimento de temas geradores de ensino e aprendizagem. Ao final da fala do dialogista, havia abertura de espaços de debates e compartilhamento de ideias e perspectivas, que era mediado pelas extensionistas buscando aprofundar, problematizar e sistematizar experiências.
O diferencial do curso foi principalmente através do
meio remoto conseguir reunir participantes de várias regiões do país para
discutir, problematizar e promover a Educação Popular em Saúde, seus princípios
e suas práticas. Através dos relatos de experiência dos participantes, que
ocorriam no momento dos debates, era possível ter conhecimento dos principais
desafios vivenciados pelos profissionais da saúde na execução da promoção da
saúde principalmente no âmbito da atenção básica e nas comunidades.
Os convidados palestrantes agregavam muito em cada
tema abordado, destacando as estratégias que poderiam ser utilizadas para
conseguir superar possíveis desafios que surgisse na prática.
Através da mediação dos encontros, as extensionistas puderam aprender ainda mais sobre a Educação Popular em Saúde, tanto com os participantes como com os convidados, utilizando durante a mediação os seus princípios, como por exemplo, a escuta ativa, a amorosidade e a humanização.
Por fim, o encontro contou com um total de 60 participantes com direito a certificado. O público-participante foi composto por assistentes sociais, dentistas, educador físico, educador popular, enfermeiros(as), estudantes, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, lideranças comunitárias, médicos (as) veterinários(as), nutricionista, professora, psicólogo, sanitaristas, técnica de enfermagem, terapeutas ocupacionais. E os Estados de onde os participantes estavam foram: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário