Estudante Pedro Nascimento com professor parceiro André Bonifácio e profissionais entrevistados na USF Grotão |
O PINAB é um projeto tem em sua base a perspectiva da indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino. Portanto, possui integrado um projeto de pesquisa vigente pelo Edital 01/2021/Propesq Seleção de Projetos de Iniciação Científica 2021/2022, projeto esse sobre a “Participação da Comunidade na Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia de COVID-19: análise dos Conselhos Locais de Saúde em João Pessoa-PB”.
Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento dos espaços de participação da comunidade na Atenção Primária à Saúde (APS) de João Pessoa-PB em face da pandemia da Covid-19 e suas consequências, com ênfase nas experiências do Distrito Sanitário II desta cidade. Para tanto, os pesquisadores da Iniciação Cientifica estão realizando mapeamento de conselhos locais e outros espaços de participação da comunidade no contexto da APS no Distrito Sanitário II da cidade de João Pessoa-PB, no intento de entrevistar os profissionais de saúde e as lideranças comunitárias desses espaços. A partir dessas entrevistas de aprofundamento é possivel identificar e sistematizar os desafios, as potencialidades e as perspectivas dos espaços de participação mapeados, a partir do olhar de seus protagonistas, bem como evidenciar alternativas e propostas para superação das dificuldades encontradas por essas experiências de participação da comunidade na APS diante da pandemia de covid-19.
Com os resultados dessa pesquisa busca-se enriquecer as perspectivas e discussões da Participação da comunidade na Atenção Primária à Saúde e Controle Social no SUS. Enquanto vivência em pesquisa, valorizando a filosofia fundante do PINAB da Saúde Coletiva e da Educação Popular, os estudantes da Iniciação Cientifica puderam experienciar que nos espaços de produção e compartilhamento do conhecimento o vinculo e a territorialização são importantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário