Já iniciaram as inscrições para ingresso de novos estudantes extensionistas no Projeto de Extensão Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB), vinculado ao Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com apoio da Coordenação de Educação Popular (COEP), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) e o Ministério da Educação, por meio do Programa de Apoio a Extensão Universitária (PROEXT) - MEC/Sesu.
Podem se inscrever, de forma gratuita, estudantes, do primeiro ao último período de graduação de qualquer curso da UFPB ou de outras instituições de ensino superior. As inscrições serão realizadas até o dia 17/10 na Recepção do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPB nos períodos manhã e tarde ou através do e-mail: pinab.ufpb@gmail.com.
Os interessados devem estar presentes no Seminário de apresentação do Projeto, que ocorrerá no sábado, 19/10, a partir das 8 horas, no Centro de Ciências Médicas da UFPB e no City Tour para apresentação do território de atuação do projeto, à ser realizado no dia 26/10, a partir das 8 horas, no bairro Cristo Redentor. Os selecionados devem inicialmente ter disponibilidade nos seguintes horários: sábado à tarde, segunda-feira das 17h às 19h e mais um turno da semana a ser definido.
O Projeto
O PINAB atua há 6 anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com ações desenvolvidas em parceria com equipamentos sociais, como a Associações de moradores, a Unidade de Saúde da Família (Vila Saúde), a Associação Promocional do Ancião (ASPAN) e a Escola Municipal Augusto dos Anjos, atuando através dos grupos operativos: Saúde na Comunidade, Idosos, Escola, Terapia Comunitária, Horta e Cursos. Além disso, os extensionistas realizam visitas domiciliares e participam ativamente na gestão compartilhada do projeto.
O PINAB utiliza a Educação Popular como eixo metodológico, privilegiando o diálogo e a construção conjunta dos saberes como meio essencial e se vislumbra a emancipação social, a autonomia do popular e a promoção da saúde como objetivos-fins. Portanto, é uma iniciativa dialógica empreendida por comunidade, equipes de saúde, estudantes e professores sobre a realidade objetiva, a partir de sua análise crítica e das subjetividades ali presentes.Nessa dimensão, constituindo ações centradas no diálogo de saberes, preza que os extensionistas tenham como pré-requisito: o compromisso e pró-atividade. Isso corrobora com algumas das atuais políticas e fundamentações teóricas de formação estudantil, as quais afirmam ser importante inserir os estudantes o mais precocemente possível em contato com a realidade social da população brasileira, permitindo-lhes apreender os desafios, limites e potencialidades do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde a partir de sua interação participativa com o mundo concreto, seus problemas e seu permanente movimento.
O PINAB atua há 6 anos nas comunidades de Jardim Itabaiana, Boa Esperança e Pedra Branca, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, com ações desenvolvidas em parceria com equipamentos sociais, como a Associações de moradores, a Unidade de Saúde da Família (Vila Saúde), a Associação Promocional do Ancião (ASPAN) e a Escola Municipal Augusto dos Anjos, atuando através dos grupos operativos: Saúde na Comunidade, Idosos, Escola, Terapia Comunitária, Horta e Cursos. Além disso, os extensionistas realizam visitas domiciliares e participam ativamente na gestão compartilhada do projeto.
O PINAB utiliza a Educação Popular como eixo metodológico, privilegiando o diálogo e a construção conjunta dos saberes como meio essencial e se vislumbra a emancipação social, a autonomia do popular e a promoção da saúde como objetivos-fins. Portanto, é uma iniciativa dialógica empreendida por comunidade, equipes de saúde, estudantes e professores sobre a realidade objetiva, a partir de sua análise crítica e das subjetividades ali presentes.Nessa dimensão, constituindo ações centradas no diálogo de saberes, preza que os extensionistas tenham como pré-requisito: o compromisso e pró-atividade. Isso corrobora com algumas das atuais políticas e fundamentações teóricas de formação estudantil, as quais afirmam ser importante inserir os estudantes o mais precocemente possível em contato com a realidade social da população brasileira, permitindo-lhes apreender os desafios, limites e potencialidades do trabalho em saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde a partir de sua interação participativa com o mundo concreto, seus problemas e seu permanente movimento.
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