quinta-feira, 24 de julho de 2014

GRUPO OPERATIVO SAÚDE DO TRABALHADOR 2014.1

Data: 16/05/2014
Local: Escola Municipal Augusto dos Anjos


Formulação de Inéditos-viáveis para a superação de alguns desafios e dificuldades do trabalho dos professores

O Grupo Operativo (GO) saúde do trabalhador realizou mais um GET (Grupo de Encontro de Trabalho) com alguns professores da Escola Municipal Augusto dos Anjos. O objetivo desse GET foi realizar uma roda de conversa sobre propostas de inédito-viáveis  para a superação dificuldades e desafios do trabalho dos professores na perspectiva de dialogar, vislumbrar e compreender caminhos de superação dos problemas que os professores enfrentam frequentemente no desenvolvimento de seu trabalho e suas implicações na saúde dos mesmos, a partir de um olhar dos próprios trabalhadores. O Próximo encontro com os professores foi marcado para dia 06/06/14.



Data: 06/06/2014
Local: Escola Municipal Augusto dos Anjos

 Inéditos e viáveis



Aline coordenou uma mística e sugeriu que todos fizessem uma roda, ficassem de pé e de olhos fechados, relaxassem, soltassem os braços ao fundo de uma música. E no meio da roda ela declamou um texto cenopoético. 

3º GET Professores
Dinâmica Inicial: Roda de reflexão e cuidado

Depois, Aline convidou-os a sentarem e falarem como se sentiram. As falas foram sobre a dificuldade enorme de conseguir parar na correria do dia-a-dia e dedicar um tempo exclusivo para si, para relaxar, que não é comum conseguir fazer isso. Outros não sentiram muita dificuldade em praticar esse exercício de relaxamento. Renan lançou uma pergunta geradora perguntando o que eles viram de vantagem na pesquisa. 

Responderam que os encontros geraram pontos de reflexão na vida dos professores, funcionou como uma terapia para eles. Márcia falou que acha a ideia muito proveitosa, mas que não percebe tantos retornos da pesquisa. Lany ainda perguntou qual o sonho dos professores e as respostas foram basicamente crescer na sua formação. Por fim, Luciana perguntou o que eles esperam da pesquisa. Abraão falou de imediato: CONCRETIZAÇÃO. Jailsa ressaltou a importância do respeito e da credibilidade que os professores tinham antes e falou que esse já seria um importante retorno que a pesquisa ofereceria pra eles. O encontro finalizou com um lanche coletivo e conversa agradável.



3º GET Professores
Grupo Saúde do Trabalhador
da esquerda para direita: Luciana, Islany, Ana Claudia, Aline, Renan e Marina. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário