quarta-feira, 30 de julho de 2014

RESUMO DE ATIVIDADES PERÍODO 2013.2

GRUPO OPERATIVO IDOSOS


Integrantes: Erika, Napoleão, Josilene, Leilyane, Neyrijane, Shirley
 
Data: 23/11/2013
Local: Associação Promocional do Ancião - ASPAN
Nome da atividade: Musicoterapia
Descrição da atividade:  O grupo de extensionistas do PINAB juntamente com o grupo da Comunidade Católica Carismática Nova Berith propuseram aos idosos da ASPAN uma manhã de musicoterapia. Para que possamos nos situar, a musicoterapia é uma especialidade que possui técnicas, abordagens, e um campo de conhecimento específico sobre o uso da música para a saúde das pessoas. A musicoterapia beneficia as pessoas de diversas maneiras e com diferentes objetivos. Reduz níveis de estresse, melhora a qualidade de vida no trabalho e nas relações familiares e sociais, oferece apoio a portadores de necessidades especiais, gestantes e bebês, ajuda pessoas que buscam suporte terapêutico, além de trabalhar com indivíduos em risco social, dependentes químicos e pessoas hospitalizadas. Foi nessa perspectiva que o PINAB levou-a para a ASPAN, buscamos trabalhar com todos os idosos através da proposta da musicoterapia, para que, através das músicas cantadas pudéssemos além de atrair a atenção dos mesmos, vê-los interagir conosco do grupo e com os demais internos que estivessem na roda festejando, quebrando, assim, aquele estado de monotonia. Inicialmente, uma de nossas extensionistas juntamente com um participante do grupo religioso atuante no local começaram a cantar uma música de acolhida que diz assim: “Bom Dia Sol, Bom Dia Terra, Bom Dia Mar, Bom Dia “Fulano” Comece a Cantar” e, assim, fomos cantando e nos apresentando. Em seguida, foram cantadas músicas para se movimentar, músicas ora do repertório popular, ora do contexto religiosos. Os idosos batiam palmas, sorriam, e faziam a coreografia ensinada. A música rolava por todo o período que estivemos na instituição, fizemos uma dinâmica com uma bola, a qual passava de mão em mão esperando um comando para que, quando a música parasse quem estivesse com a bola pudesse relatar como estava sentindo-se naquele momento junto com os demais. Finalizamos com uma oração comunal. E assim foi mais uma manhã de sábado na ASPAN, diante de tanta demonstração de carinho da parte de nossos queridos idosos temos a certeza que estamos caminhando por uma estrada muito benéfica para todos, pois ganhamos nós com nossos idosos e eles conosco e as trocas de saberes e conhecimento não são nem possíveis de ser quantificados.

Data: 07/12/2013
Local: Associação Promocional do Ancião
Nome da atividade: Festa de Natal (Estimulando a memória)
Descrição da atividade: O dia foi repleto de muitas emoções e nós como extensionistas do PINAB ao passo que nos dispomos a servir de canais humanos para essa fluência de sentimentos, também somos contagiados pelos sentimentos que emanam dos idosos e de todos que se comprometem com a prática do cuidar do outro nesta instituição. Havia um sentimento diferente no ar nessa manhã de sol tão brilhante e temperatura tão elevada. Tudo fugiu ao protocolo nesse dia, pois, os idosos que estavam acostumados à participarem de nossas dinâmicas, rodas de conversa e momentos de descontração corporal ou musical numa sala de reuniões, desta vez foram direcionado ao pátio entre os alojamentos, e foram postos sentados (alguns nas cadeiras plásticas e outros em suas próprias cadeiras de rodas) embaixo de tendas para participarem de apresentações de peças teatrais, ministrações de músicas populares e religiosas. Após esse momento, todos participaram de um maravilhoso café da manhã e todos os idosos foram presenteados com um kit contendo produtos de limpeza corporal e uma sandália. E, para finalizar esse dia tão especial, o PINAB fez uma dinâmica que buscava estimular a memória de cada idoso a partir de uma gravura que eles mesmos puxavam de uma sacola, de modo que eles pudessem trazer a tona o que eles estavam vendo na gravura e o que aquela imagem expressava quanto a vida pessoal de cada um. Foi lindo e inesquecível nossa ultima atividade de 2013...e que venha 2014!!!

Data: 15/02/2014
Local: Associação Promocional do Ancião – ASPAN
Nome da atividade: Exercitando a memória com jogos
Descrição da atividade: O trabalho realizado na ASPAN proporciona grandes momentos tanto para nós extensionistas quanto para os idosos, especialmente para eles. Em meio a tanta solidão que a grande maioria enfrenta por não ter mais contato da família, alguns deles ainda conseguem colocar um sorriso no rosto quando chegamos, e externar um pouco de felicidade mesmo que por pouco tempo. E a cada despedida, fica no semblante de satisfação e agradecimento por mais uma manhã junto com eles e sempre com a certeza de que em breve retornaremos.

Data: 22/03/2013
Local: Associação Promocional do Ancião - ASPAN
Nome da atividade: Festinha de Carnaval (Vida)

Descrição da atividade: Havíamos planejado inicialmente um bailezinho de carnaval para os idosos que participam das nossas atividades na Aspan. Nós integrantes fomos chamar alguns que estavam em seus quartos e os que encontramos no corredor, mas infelizmente a maioria deles se encontrava indisposto, alguns estavam  notadamente gripados querendo ficar recolhido em seus quartos descansando parece que uma virose andou rondando por lá. Respeitamos as condições deles e os deixamos descansar. Faz parte da vida lidar com imprevistos.  Então dona Tereza  veio juntar-se a nós, em outra atividade  ela estava em cadeira de rodas porque havia sofrido uma queda no banheiro , mas este sábado ela já tinha saído da cadeira de roda já estava andando quase que normalmente. Dona Creusa depois de um bom tempo que havíamos chegado decidiu juntar-se a nós também mesmo se sentindo um pouco indisposta, onde tivemos muitos momento de descontração as mesmas pareciam duas irmãs, falaram de Roberto Carlos, do tempo de carnaval delas, onde Dona Tereza comentou que não haviam gostado muito de sua época de carnaval. Falaram que estavam alegres com a nossa presença, pois com nossa presença elas saiam um pouco da mesmice do dia-a-dia. Conversamos e nos divertimos muito, depois tivemos que partir. Partimos deixando a certeza que voltaríamos em breve, mas que iriamos demorar um pouco por conta das férias que teríamos pelo fim de período da universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário