Nos dias 12 a 14 de setembro de 2014 aconteceu o Encontro de Articulação dos Coletivos de Educação Popular em Saúde. Esse encontro visa contribuir com o processo formativo permanente e de organização político-social dos movimentos, coletivos e práticas de Educação Popular e Saúde (EPS), bem como subsidiar atores e atrizes para construírem de maneira crítica o processo de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Em todas as nossas ações, a metodologia estará ancorada nos princípios teórico-metodológicos da educação popular onde a problematização e a construção compartilhadas do conhecimento serão referenciais fundamentais para a reflexão temática a ser construída, sempre partindo das experiências a fim de contribuir para uma análise crítica da realidade. Além de o encontro envolver momentos de formação política, objetivamos permitir encontros dos mais variados movimentos e práticas de EPS propiciando o diálogo, a troca de experiências, a organização político-social, a articulação de diferentes locais dos estados do país.



O QUE É O PROJETO?
O Projeto de Articulação dos Coletivos de Educadores Populares em Saúde objetiva contribuir com o processo formativo permanente e de organização político-social dos movimentos, coletivos e práticas de Educação Popular e Saúde(EPS), bem como subsidiar atores e atrizes para construírem de maneira crítica o processo de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no Sistema Único de Saúde. Em todas as nossas ações, a metodologia estará ancorada nos princípios teórico-metodológicos da educação popular onde a problematização e a construção compartilhadas do conhecimento serão referenciais fundamentais para a reflexão temática a ser construída, sempre partindo das experiências a fim de contribuir para uma análise crítica da realidade. Além de o encontro envolver momentos de formação política, objetivamos permitir encontros dos mais variados movimentos e práticas de EPS propiciando o diálogo, a troca de experiências, a organização político-social, a articulação de diferentes locais dos estados do país.



ONDE ACONTECE?
Este Projeto acontece em diferentes estados do país: Ceará, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro. Terá duração de no mínimo três encontros durante um ano.



O ENCONTRO DE PARAÍBA E PERNAMBUCO
Nesta primeira etapa, todos os estados vizinhos se juntam em duplas. A Paraíba se uniu ao estado de Pernambuco para fechar essa articulação, inicialmente entre estados e posteriormente com todos os participantes do processo. As atividades serão realizadas no Município do Conde (PB) e as trocas serão em torno das temáticas da Educação Popular em Saúde, os modelos e formas de organização da sociedade (Política e social). Além disso, temos como norte primordial aproximar as experiências de diversos movimentos, na perspectiva do que um encontro como este possa fortalecer nossas práticas, nossas lutas, nosso cotidiano de educação popular e saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário