Reunião ampliada da ANEPOP, onde discutiremos os passos que estamos dando com o projeto do VEPOP-SUS: Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS, articulado com a Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS).
A ideia é fazer uma reunião sediada na PB com transmissão simultânea para a companheirada dos demais estados que puderem participar.
A data está marcada para o dia 10 de setembro (quarta-feira), a partir das 18h até as 20h.
Skype: anepop_
É importante e fundamental a presença de todas as pessoas envolvidas e as que têm interesse em se aproximar desses espaços de fomento a Extensão Popular.
-----------------------------
Conhecendo o VEPOP
O VEPOP é uma estratégia de apoio às iniciativas de Extensão Popular mantidas em caráter permanente, em comunidades, movimentos ou grupos populares, comprometidas com a formação de estudantes na perspectiva da Educação Popular e em articulação necessária com os espaços e trabalhadores do SUS. Além disso, busca consolidar institucionalmente a articulação entre esses vários projetos, atuantes em várias comunidades, instituições e espaços sociais, visando aprimorar a formação política e a educação contínua de seus atores, de forma a repercutir na qualificação de seus empreendimentos na busca de uma formação profissional crítica, bem como do desenvolvimento social e promoção da saúde comunitária, via extensão universitária.
Um pouco de história
O VEPOP-SUS nasceu em 2005 no contexto das ações de promoção e formação universitária em saúde na perspectiva do SUS, de forma articulada ao VER-SUS (Vivências e Estágios na realidade do SUS), ao ERIP (Estágio Regional Interprofissional) e ao VER-SUS Extensão, pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES). Teve como base o trabalho desenvolvido, há muitos anos, pelo Professor Emanuel Falcão (UFPB) e sua equipe no ENEC – Estágio Nacional de Extensão em Comunidades.
Em sua primeira versão, o VEPOP-SUS envolveu o apoio a 6 iniciativas de Extensão em Educação Popular e Saúde em todo país, com o apoio no valor de R$ 200.000,00, no período de 1 ano. Contudo, não houve continuidade o VEPOP-SUS daquela época, em um contexto geral de mudanças na gestão do Ministério da Saúde. Isso somente se tornou possível com a construção da PNEPS-SUS (2009-2012), através da mobilização dos coletivos e movimentos nacionais de Educação Popular, bem como pelo apoio e valorização por parte da nova gestão do Ministério da Saúde. A PNEP foi então instituída em 2013, e a ANEPOP propôs como ação central, no campo da formação universitária, o VEPOP, ou seja: a Extensão Popular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário